terça-feira, 22 de junho de 2010

Artes plásticas de moçambique:


AlbanoLanga-pintor:
Albano António Langa (Maputo-Moçambique, 2 de Fevereiro de 1965. Actualmente reside no bairro de Khongolote. Artista Plástico Moçambicano, mais conhecido como Blanga. Começou a pintar em 1986 pintando a tinta de China sobre pano cru. Em 1988, quando teve uma bolsa para frequentar a Politécnica Industrial na RDA, com vários artistas alemães aprendeu várias técnicas e participou em vários workshops com búlgaros, checos, polacos e vietnamitas. Em 1992, frequenta um curso de pintura e decoração em Katlehong – Art Centre na África do Sul. 1995, depois de ter sofrido um acidente que o paralisou durante dois anos, inicia-se na pintura com aguarelas no Arco Íris, com mestre Noel Langa. Tem participado em Workshops e exposições colectivas em Moçambique, Africa do Sul, Portugal e possui várias obras por esse Mundo fora adquiridas por personalidades políticas, diplomáticas e empresariais. Desde 1996, mantêm uma correspondência com o mestre David Thorp da South London Gallery. No ano 2000, em coordenação com Associação Kulaia, organizou uma exposição a favor das mulheres vítimas das cheias em Moçambique no Instituto de Camões. Em 2001 participa nos Workshops das pinturas unidas em Portugal onde foi consagrado (cavalheiro da amizade sem fronteira). Participa em workshop de Cerâmica e pintura de óleo no azulejo em Tomar – Portugal. Em 2001 faz a sua primeira Exposição Individual (O Encanto do Amor Precavido I) acompanhado pelas poesias do início da sua sensibilização contra o mau relacionamento sexual. Em 2002 inicio da construção da Residência e Atelier –Escola. Cria as obras e mensagens de sensibilização e combate ao mau comportamento sexual com os títulos “ O Encanto do Amor Precavido, Rompe o Silêncio, Brinde do Amor, O Encanto dos Namorados, a Fidelidade e a Orfandade”. Em 2005 sua maior obra de sensibilização em óleo sobre tela (O Encanto do Amor Precavido II) é adquirido pela Industria Mozal para sensibilizar os seus milhares de trabalhadores e massa social. Em 2006 faz as decorações, com as suas obras, na sala VIP da Assembleia da Republica. Em 2007 faz as decorações nas salas de espera e nos corredores da Assembleia da Republica. Suas obras são compradas pela residências da Assembleia e são oferecidas as personalidades visitantes.


Chichorro-artista plástico:
Roberto Carneiro de Alcáçovas de Sousa Chichorro (Malhangalene, Maputo, 19 de Setembro de 1941) é um artista plástico moçambicano. Chichorro passou a sua infância na Malafala,bairro entre a cidade colonial dos brancos e a cidade de caniço dos negros, vivência que se encontra repercutida na sua obra plástica. Aos dezassete anos concluiu o curso industrial de Construção Civil. Participou na primeira exposição na Colectiva dos Festejos da cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), em 1966. A sua primeira exposição individual teve lugar em 1967, na mesma cidade, na Cooperativa da Casas de Lourenço Marques, onde trabalhava como desenhador de arquitectura. Em 1982 recebeu uma bolsa do governo espanhol, que lhe permitiu trabalhar em Madrid, em cerâmica, no Taller Azul, e em zincogravura, com Óscar Manezzi. Em 1986 foi para Portugal com uma bolsa do Governo português.


Malangatana:


Malangatana Valente Nguenha (Matalana, distrito de Marracuene, 6 de Junho de 1936) é um dos pintores moçambicanos mais conhecidos em todo o mundo. Em 1997 foi nomeado pela UNESCO "Artista pela Paz".
Trabalhou em vários ofícios humildes, tendo entrado no Núcleo de Arte da então cidade de Lourenço Marques (actualmente Maputo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário