terça-feira, 22 de junho de 2010

Curiosidades.


Data da Independência:
* 25 / 06 / 1975

Moeda: - Metical (MZN)
Câmbio:

* - 1€ = 37 MZN
* - 1U$D = 24 MZN


Economia:

Cerca de 45% do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80% dela é de subsistência. Há extração de madeira das florestas nativas. A reconstrução da economia (após o fim da guerra civil em 1992, e das enchentes de 2000) foi dificultada pela existência de minas terrestres não desativadas. O Produto interno bruto de Moçambique foi de US$ 3,6 bilhões em 2001. O país é membro da União Africana.



Principais Exportações:

- camarão; algodão; caju; açúcar; chá; copra.



Clima :
Em Moçambique o clima varia de tropical a sub-tropical. O Norte do país está sob influência da zona equatorial de baixas pressões.De Novembro a Abril predomina a estação quente e chuvosa, com ventos de nordeste e trovoadas, nos restantes meses impera a estação seca, com temperaturas suaves e o vento de sudoeste.
O sul é influenciado pela zona de anti-ciclones sub-tropicais, que origina chuva fraca e céu limpo. São frequentes os ventos de sul, trovoadas e rajadas ciclónicas e quebra repentina de temperatura.
As temperaturas médias anuais variam entre os 23º C e os 26º C. Nas zonas de grande altitude são inferiores a 23º C. Os meses mais quentes são, a norte, Outubro e Dezembro e a sul, Janeiro e Fevereiro.





Principais Praias:

- Ilha de Moçambique; Bilene; Bazaruto; Inhaca; Ponta de Ouro; Tofo.



Pessoas influentes:

Mia Couto . 53 anos . 23 livros

* - Escritor dos PALOP mais traduzido (17 línguas)

* - Poesia, Crónica e Prosa de Ficção.



Naguib Abdula - Pintor

* Distinções:

* 1998 - COMENDADOR da ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio.

* 2003 - CAVALIERI de La República pelo Primeiro Ministro da Itália, Dr. Sílvio Berlusconi.



Chico António - Músico

* - Compositor de bandas sonoras para filmes.

* - Prémio Descobertas da RFI (Rádio França Internacional)



Governo:


Moçambique é uma república presidencialista cujo governo é formado pelo partido político com maioria parlamentar. As eleições são realizadas a cada cinco anos.

A Frelimo foi o movimento que lutou pela libertação desde o início da década de sessenta. Após a independência, passou a controlar exclusivamente o poder, aliada a seus antigos aliados comunistas, em oposição aos estados brancos vizinhos segregacionistas, África do Sul e Rodésia, que apoiaram elementos brancos recolonizadores e guerrilhas internas, situação esta que viria a se transformar em uma guerra civil de 16 anos. Samora Machel foi o primeiro presidente de Moçambique independente e ocupou este cargo até à sua morte em 1986.

A Frelimo permaneceu no poder até os dias actuais, tendo ganho por quatro vezes as eleições multi-partidárias realizadas em 1994, 1999, 2004 e 2009, mesmo com acusações de fraudes. A Renamo é o principal partido de oposição com representatividade parlamentar. O Movimento Democrático de Moçambique, que tem 8 deputados na Assembleia da República, se constituiu em bancada parlamentar em abril de 2010.



Sistema partidário:

Multipartidário


Assembleia da República:

250 Deputados


Capital:
Maputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário