terça-feira, 22 de junho de 2010

Futebol em moçambique:


Historia:
É popularmente designada por "Os Mambas". Não tem alcançado muitos sucessos nas provas internacionais que tem disputado.
O jogador mais famoso é Chiquinho Conde, que atuou no Sporting. Ainda conta com jogadores como Jojó, que jogou pelo Boavista e Belenenses, e considerado o melhor lateral direito africano no CAN98 em Burquina Faso. Além deles, Dário Monteiro, que atuou na Académica de Coimbra e no Braga, e Armando Sá, que atuou no Sport Lisboa e Benfica, Villarreal e Espanyol, são outros jogadores moçambicanos com relativo êxito fora do país. A equipe ainda possui o talentoso Paíto (apelido de Martinho Martins Mukana), que atuou no Sporting e no Braga.
Apesar de ser moçambicano, o jogador Eusébio jamais defendeu a Seleção Nacional de Moçambique. O "Pantera Negra" actuou apenas pela Selecção de Portugal. Também nascido em Moçambique, Abel Xavier é outro que nunca atuou pelos Mambas.
Outro moçambicano famoso em Portugal, mas como treinador, é Carlos Queiroz.

Federação Moçambicana de futebol:

A Federação Moçambicana de Futebol é o órgão máximo do futebol moçambicano, responsável pela Seleção Moçambicana de Futebol e pela Taça de Moçambique de futebol, tendo sido fundada em 1976. O seu actual presidente é Feizal Sidat.

Representa também o futebol nacional nas organizações internacionais do desporto, sendo membro da CAF desde 1978 e da FIFA desde 1980. Em 2006, concorreu para acolher o CAF 2010 mas sem sucesso.


Campeonato moçambicano de futebol:

O Campeonato moçambicano de futebol é a competição mais importante de futebol realizada em Moçambique, sendo organizada pela Liga Moçambicana de Futebol. Começou a ser disputado em 1976, pouco depois da independência nacional. O campeonato tem tido várias designações, a última das quais é Moçambola, que desde a temporada de 2005 substituiu a Liga 2M.


Temporada 2010:

temporada de 2010, que arrancou a 20 de Março, é disputada por 14 equipes:

* Clube Atlético Muçulmano da Matola
* Clube de Desportos Costa do Sol (Maputo)
* Clube de Desportos Maxaquene (Maputo)
* Clube Desportivo Matchedje (Maputo)
* Clube Ferroviário da Beira
* Clube Ferroviário de Maputo
* Clube Ferroviário de Pemba
* Futebol Clube de Lichinga
* Grupo Desportivo da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (Songo)
* Grupo Desportivo de Maputo
* Grupo Desportivo e Recreativo da Textafrica (Chimoio)
* Liga Muçulmana de Maputo
* Sporting Clube da Beira
* Vilankulo Futebol Club


Taça de Moçambique de futebol:

A Taça de Moçambique de futebol, cuja primeira época teve lugar em 1978, é a segunda maior prova do calendário futebolístico moçambicano, depois do Campeonato moçambicano de futebol.
É organizada pela Federação Moçambicana de Futebol, e nas épocas de 2006 e 2007 teve a a denominação Taça de Moçambique/Mcell.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Gilvaldo Macubanhisse, nao temos nada documentado em Moçambique em relação ao futebol apesar de ser uma modalidade rainha, convidar a toda a sociedade a reflectir nisso

      Excluir