terça-feira, 22 de junho de 2010

Moçambique:

Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, tem vários vizinhos, as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa de Mayotte, o departamento francês da Reunião, e as ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa do distrito Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

HISTÓRIA.

A história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi, descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" da "Bilad as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do atual Moçambique.

No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a "pré-história" do país (antes da escrita). Provavelmente o evento mais importante dessa pré-história seja a fixação nesta região dos povos bantus que, não só eram agricultores, mas introduziram a metalurgia do ferro, entre os séculos I e IV.

Entre os séculos X e XIX existiram no território que atualmente é Moçambique vários estados bantus, o mais conhecido foi o império dos Mwenemutapas (ou Monomotapa).

A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI, só em 1885 — com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim — se transformou numa ocupação militar, com a submissão total dos estados ali existentes, levando, no início do século XX, a uma verdadeira administração colonial.
Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975, na sequência da Revolução dos Cravos, a seguir à qual o governo português assinou com a Frelimo os Acordos de Lusaka. Após a independência, com a denominação de República Popular de Moçambique, foi instituído no país um regime socialista de partido único, cuja base de sustentação política e económica se viria a degradar progressivamente até à abertura feita nos anos de 1986-1987, quando foram assinados acordos com o Banco Mundial e FMI. A abertura do regime foi ditada pela crise económica em que o país se encontrava, pelo desencanto popular com as políticas de cunho socialista e pelas consequências insuportáveis da guerra civil que o país atravessou entre 1976 e 1992.

Na sequência do Acordo Geral de Paz, assinado entre os presidentes de Moçambique e da Renamo, o país assumiu o pluripartidarismo, tendo tido as primeiras eleições com a participação de vários partidos em 1994.

Para além de membro da ONU, da União Africana e da Commonwealth, Moçambique é igualmente membro fundador da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) e, desde 1996, da Organização da Conferência Islâmica.


Hino de moçambique.
(traduzido.)
*Pátria Amada
Na memória de África e do Mundo
Pátria bela dos que ousaram lutar
Moçambique, o teu nome é liberdade
O Sol de Junho para sempre brilhará
Moçambique nossa pátria gloriosa
Pedra a pedra construindo um novo dia
Milhões de braços, uma só força
Oh pátria amada, vamos vencer
Povo unido do Rovuma ao Maputo
Colhe os frutos do combate pela paz
Cresce o sonho ondulando na bandeira
E vai lavrando na certeza do amanhã
Moçambique nossa pátria gloriosa
Pedra a pedra construindo um novo dia
Milhões de braços, uma só força
Oh pátria amada, vamos vencer
Flores brotando do chão do teu suor
Pelos montes, pelos rios, pelo mar
Nós juramos por ti, oh Moçambique
Nenhum tirano nos irá escravizar
Moçambique nossa pátria gloriosa
Pedra a pedra construindo um novo dia
Milhões de braços, uma só força
Oh pátria amada, vamos vencer.


Bandeira Moçambique.

A bandeira de é composta por três faixas horizontais com as cores verde, preta e amarela, de cima para baixo, separadas por estreitas faixas brancas; sobreposto às faixas, junto à tralha, encontra-se um triângulo isósceles de cor vermelha, dentro do qual há uma estrela de cinco pontas dourada, sobre a qual se cruzam uma arma e uma enxada.
Bandeira de  Moçambique
O significado das cores, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte:

* Vermelha – a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania;
* Preta – o continente africano;
* Verde – a riqueza do solo;
*Amarela-dourada – a riqueza do subsolo;e
* Branca – a paz.

A estrela representa a solidariedade entre os povos, a arma AK-47 simboliza de novo a luta armada e a defesa do país, o livro faz lembrar a educação por um país melhor e a enxada, a agricultura. É a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um fuzil moderno.


Brasão de Armas de moçambique.

O emblema ou brasão da República de Moçambique foi estabelecido após a independência do país de Portugal. Devido às ligações do movimento de independência nos anos 1970 com o comunismo internacional do perído da Guerra Fria, o brasão é baseado nos elementos gráficos do antigo brasão de armas da União Soviética.

O brasão de armas de Moçambique tem como elementos centrais um livro aberto sobre o qual se cruzam uma arma e uma enxada, estando o conjunto disposto sobre o mapa de Moçambique como se estivesse a ser olhado a partir do Oceano Índico. Por baixo do mapa está representado o mar e por cima o sol nascente, de cor avermelhada sobre um campo dourado delimitado por uma roda dentada. À direita e à esquerda deste conjunto encontram-se, respectivamente, uma planta de milho, com uma maçaroca e uma planta de cana de açúcar e, entre elas, no topo uma estrela vermelha fimbriada de ouro. Por baixo encontra-se uma faixa vermelha com os dizeres “República de Moçambique”.
Brasão de  armas de 
Moçambique

O significado destes símbolos, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte:

* O livro simboliza a educação;
* A arma simboliza a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação nacional ea defesa da soberania;
* A enxada simboliza o campesinato;
* O sol nascente simboliza a nova vida em construção;
* A roda dentada simboliza a indústria e o operariado;
* As plantas simbolizam a riqueza agrícola; e
* A estrela representa a solidariedade entre os povos.

Selos de moçambique.


Os selos de tipo coroa foram os selos de emissão base, i.e., os selos correntes, nas ex-colónias portuguesas durante parte do reinado de D. Luís I. O nome advém do desenho: a coroa real portuguesa.

Circularam em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia Portuguesa e Macau, e ainda em Timor Português e na Guiné-Bissau, estes usando selos de outras colónias sobrecarregados com a inscrição Timor e Guiné respectivamente.


Erros de impressão.

Conhecem-se vários erros de impressão destes selos.40 reis rosa de Angola: Na segunda emissão de coroas de Angola, uma chapa de 40 reis foi montada por engano na folha que imprimia os selos de 20 reis, ficando aquele com a cor.

FALSOS SELOS.

Conhecem-se múltiplas falsificações destes selos, as mais famosas das quais designadas por Fournier, o nome do falsário. São fáceis de reconhecer pois Fournier utilizou o desenho de Angola para falsificar selos de todas as colónias, desconhecendo que este desenho era ligeiramente diferente dos restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário